logo-05.png
ADSC_0034 Kopie 2.jpg

          OF NOTHINGNESS

ROOM

Uma instalação criada para a exposição "Library of Exile", exibida no Japanisches Palais Dresden em novembro de 2019, ROOM OF NOTHINGNESS é a primeira colaboração de Joao com a cenógrafa Greta Wilhelm (que culminou no trabalho conjunto em BILDUNG?), também ao lado dos designers Hans Werner e Federica Fortunato. A obra da idéia coreográfica de formular o espaço com outros materiais que não o corpo humano.

 

ROOM OF NOTHINGNESS partiu da visualização do universo (o vazio, o desconhecido) como um quarto a ser ocupado: como dar forma ao disforme e à ausência de matéria?

 

 

Esta reflexão levou à fronteira entre os exercícios do design e da performance: criar um resultado tangível, um produto a ser tocado, em contraste com a qualidade efêmera do evento. A sala disforme tomou forma: uma caverna escura, nebulosa e indefinida, com um criado-mudo acoplado.

Esta forma extraterrestre, ambientada em uma ala de museu, oferecia uma sala escura para o público se perder por dentro e experimentar a escuridão total, o ruído exterior isolado.

 

A proposta da instalação foi criar um espaço alternativo dentro da sala do museu, que reformulasse sua tradicional estrutura espacial.

 

 

criação

construção

luz              JOAO

                 GRETA WILHELM

                 HANS WERNER

                 FEDERALICA FORTUNATO

 

Apresentado dentro da exposição "Biblioteca do Exílio" no Palácio Japanisches Dresden, em novembro de 2019.

ADSC_0034 Kopie 3.jpg
IMG_20191127_155443 Kopie.jpg
IMG_20191128_153400.jpg

Pictures: Greta Wilhelm

DRESDEN, GERMANY | +491748295005 | contact@joaopedrodepaula.com

  • YouTube
  • Instagram

© JOAO PEDRO DE PAULA