logo-05.png

SOBRE

Coreógrafo e intérprete brasileiro, Joao é Mestre em Coreografia pela Universidade de Dança Palucca, em Dresden, Alemanha (2020). Seu trabalho criativo se inspira, principalmente, em temas sociais como educação e comunicação, fazendo uso de uma voz irônica, espirituosa e absurda, a fim de criar uma dança que transmita sua compreensão de nossos tempos.

 

Aproximando-se da idéia da coreografia como a organização do espaço, sua prática de geração de movimento se entrelaça a outros elementos de performance, como palavra falada, manipulação do cenário e teatro. 

 

Joao procura criar eventos no palco que ofereçam uma complexidade de informação e deixem espaço para a dúvida. Inspirado no termo conhecimento negativo de John Keats - que fala da importância do não saber para permanecer receptivo e consciente - Joao cria obras com especificidade e precisão para oferecer ao público um momento de incerteza. 

 

 

Graduado em Dança pelo Arts Umbrella Dance (2013) em Vancouver, Canadá, Joao dançou com o Ballett der Oper Graz, Áustria, durante cinco anos, sob direções de Darrel Toulon e Jörg Weinöhl. Como freelancer, dançou para instituições como a Bienal de Dança de Veneza, o Teatro Nacional de Darmstadt e Wen Wei Dance. Ao longo de sua carreira, participou de obras de artistas como Sidi Larbi Cherkoaui, Aszure Barton, Fernando Magadan, Lesley Telford e Stephen Shropshire. Atualmente se apresenta com os atores da companhia do Teatro Nacional de Hamburgo. 

 

Joao criou diversas coreografias curtas na Áustria até 2018, co-criou a cerimônia de abertura do novo Museu da Bauhaus na Alemanha, teve seu trabalho apresentado na Alemanha e na Suíça, e participou de residências coreográficas na Europa e no Canadá. Em 2020, Joao concebeu, produziu e executou seu primeiro trabalho de longa duracão, o solo intitulado BILDUNG?, para o qual criou a coreografia, design de som e texto.

IMG_2455.jpeg

DRESDEN, GERMANY | +491748295005 | contact@joaopedrodepaula.com

  • YouTube
  • Instagram

© JOAO PEDRO DE PAULA